O ENSINO AUTOCRÁTICO
No dia em que tive que exaltar minha voz para expor meu ponto de vista para um professor universitário, eu percebi com clareza que a universidade não costuma ser um espaço de debate.
Chega um momento em nossa vida que percebemos que poucas coisas estão sob nossa jurisdição, que somos meros peixes sendo levados pelo fluxo da maré, e que se quisermos mudar tal situação, devemos enrijecer nossas nadadeiras.
Ocupando uma cadeira em universidade pública, de frente para a mesa do professor, eu tenho que erguer meu tom de voz para me fazer ouvir. É necessário um grito para que eu tenha direito à palavra e possa expor que 'SOU MULHER E NÃO CONCORDO COM SUA OPINIÃO!'
Vivemos num mundo com concepções prontas e vendidas em bancas à preço de banana, à cada esquina. Muitos vendedores são homens bem apessoados, donos de um discurso que causa inveja...são bons vendedores, admito, mas, muitas vezes, seus produtos não são de qualidade. O que fazer quando se descobre essa falcatrua? Decidi que vou confeccionar meus próprios artefatos (com matérias-primas que já foram produzidas anteriormente, é claro), mas não vendê-los à força...
O professor oferece seu conhecimento, construída por ele mesmo durante sua vida, mas assim como um consumidor, cabe ao aluno decidir se quer comprar o produto feito e acabado, ou restaurá-lo à sua maneira.
Ocupando uma cadeira em universidade pública, de frente para a mesa do professor, eu tenho que erguer meu tom de voz para me fazer ouvir. É necessário um grito para que eu tenha direito à palavra e possa expor que 'SOU MULHER E NÃO CONCORDO COM SUA OPINIÃO!'
Vivemos num mundo com concepções prontas e vendidas em bancas à preço de banana, à cada esquina. Muitos vendedores são homens bem apessoados, donos de um discurso que causa inveja...são bons vendedores, admito, mas, muitas vezes, seus produtos não são de qualidade. O que fazer quando se descobre essa falcatrua? Decidi que vou confeccionar meus próprios artefatos (com matérias-primas que já foram produzidas anteriormente, é claro), mas não vendê-los à força...
O professor oferece seu conhecimento, construída por ele mesmo durante sua vida, mas assim como um consumidor, cabe ao aluno decidir se quer comprar o produto feito e acabado, ou restaurá-lo à sua maneira.
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